sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONVITE

Atendendo a um convite provocador da Sociedade Brasileira de Cardiologia – MT para proferir a Conferência de Abertura da IX Jornada de Cardiogeriatria de Mato Grosso e V Jornada de Geriatria e Gerontologia de Mato Grosso, fui estudar as desvantagens de envelhecer.

Confesso com toda a sinceridade que não encontrei nenhuma. Alguém poderá a esta altura pensar que eu “pirei” e preciso de tratamento psiquiátrico. Ledo engano. Estou muito bem “das saúdes”.

Com o acréscimo de vida aos meus dias sou forçado a enfrentar modificações fisiológicas facilmente controladas com a farmacologia moderna. O último problema masculino era a irrigação dos corpos cavernosos resolvida com o uso da pilulazinha azul, e nos casos mais graves, a prótese de silicone. Diabetes, hipertensão arterial, reumatismo, catarata, queda de cabelos e rugas, a tecnologia médica controla, e bem.

Chamar a terceira idade como “a melhor idade”, para mim é puro preconceito. Melhor idade é aquela em que você está bem.

Fui verificar as possíveis vantagens do idoso. Tenho que resumir ou publicá-las por capítulos - vou citar algumas dessas vantagens.

O idoso não paga transporte coletivo, quando o motorista de ônibus atende o seu pedido de parar. Não entra em fila de bancos e embarques em aeroportos; é chamado muitas vezes de: museu, história viva e vô. O prazo de validade do idoso tem que ser renovado anualmente - o que considero uma vantagem inegociável, por viver sempre com o combustível novo da iniciação. A vida é feita de ciclos: no início eles tem circunferências maiores, ao envelhecer estes ciclos são menores - o que é considerado outra grande vantagem do idoso.

Fecho um ciclo e imediatamente abro outro. Este ano ainda não findou e já fechei dois antigos e enormes ciclos. Nem senti as conseqüências destes fechamentos, pois outros ciclos já estavam se abrindo na minha vida. Nada parecido com o jogo de dama em praça pública, cadeira de balanço pelas calçadas, visitas para matar o tempo ou inúteis conversas sobre o passado.

Nada melhor para um idoso aparador de crianças, o privilégio de passar um final de semana entre cardiologistas, geriatras e gerontologistas.

É bom ter uma relação afetiva com esse pessoal, especialmente com o cardiologista, pois todos nós iremos morrer e no atestado de óbito constará como causa da morte – parada cardíaca.

Se o obstetra significa o médico do início da vida o cardiologista está muito condicionado ao final da existência. No meu caso tenho a sorte de ter um cardiologista no décimo primeiro andar do meu edifício e sou morador do vigésimo andar, bem pertinho do céu.

Envelhecer é o momento de colher tudo o que plantamos quando jovens. E digam-me se não é prazerosa a colheita?

Não preciso mesmo de tratamento psiquiátrico e sim de companheiros para compartilhar os frutos colhidos.

Envelhecer é bom.

Gabriel Novis Neves

16.11.2009.

* Publicado simultaneamente no http://www.bar-do-bhugre.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Dr.Gabriel
    Adorei e aprovo incondicionalmente.
    Bom mesmo é se sentir feliz...a idade nem conta pra isso nao é mesmo?
    Um grande abraço
    Dinalva

    ResponderExcluir