sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Câncer de pele


Há muitos anos a comunidade científica mundial trabalha para produzir uma vacina ou medicamento contra o câncer.

Infelizmente ainda estamos distantes deste momento. O homem já conquistou a lua, países desenvolvidos como o Iraque desapareceram do mapa, as torres gêmeas não enfeitam mais Nova York, porém o câncer continua matando. A primeira causa de morte em crianças no mundo é o câncer infantil. Não existe ainda cura para esta doença. Às vezes prolongamento da vida.

Todo o Brasil acompanha emocionado a luta de doze anos do nosso vice-presidente. Parece-me que a medicina mais uma vez sairá derrotada neste confronto. Passei por esta situação e sei muito bem, como médico e marido, o que é o significado de uma célula não amiga fora da sua casa. Ela se aloja em regiões distantes e um dia resolve crescer. Aí é o fim.

Pois bem, aqui em Mato Grosso a Secretaria de Saúde do Estado, para denegrir ainda mais a imagem do médico, faz graça com o filtro solar importado que protege da morte os nossos homens e mulheres que no campo produzem riquezas (Jornal A Gazeta de 17 de julho de 2009-“Indústria Das Liminares”).

Mato Grosso foi construído por negros, mulatos, mestiços e índios. Depois que se viabilizou como Estado rico, com infra-estrutura educacional (UFMT), começamos a receber irmãos de todo o Brasil. Muitos vieram do sul maravilha: os famosos brancos de olhos azuis e sobrenomes europeus. Foram trabalhar na agricultura plantando especialmente soja. Os médicos passaram a prescrever para esses trabalhadores o mesmo protetor ou filtro solar que receitavam para os seus patrões e esposas.

O ilustre ex-Secretário de Administração de Sapezal é contra o uso de protetores importados para os trabalhadores rurais. O governo está gastando muito dinheiro com este filtro adquirido através de liminares. Para os patrões não há necessidade de liminares. É difícil acreditar que o órgão responsável pela saúde pública em nosso Estado seja a favor da não prevenção do câncer de pele. Até que ponto chegamos! Não há nem ao menos pudor com uma doença que mata e deixa muito sofrimento e tem que ser evitada. Para mim não será novidade se a Secretaria de Saúde comprar cigarros para distribuir nos seus postos de saúde.

Com este tipo de comportamento em pouco tempo o Estado ficará livre dos pacientes de alto custo e com este dinheiro construirá o novo Verdão que será Azulão. Tenham piedade dos nossos agricultores, trabalhadores rurais de cor branca e sobrenome europeu que operam em máquinas caríssimas e importadas! Eles não merecem morrer de câncer de pele.

Gabriel Novis Neves
20-07-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário