terça-feira, 19 de julho de 2022

Dr. ARTAXERXES NUNES DA CUNHA

 

Chegou para clinicar em Cuiabá um pouquinho depois de mim e era mato-grossense do sul.


Clínico geral, um dos últimos que conheci, extremamente minucioso nos exames dos seus pacientes.


Seu exame físico era geralmente com seus pacientes totalmente despidos de roupas, sendo temido por alguns.


Suas pastas com a anamnese eram super organizadas, escritas com caligrafia e gramáticas impecáveis, facilitando a leitura de todos que a manuseavam.


Durante muitos anos, com o seu inseparável colega Dr. Luís de Almeida Figueiredo, chefiaram a Clínica Médica do Hospital Geral.


Incontáveis vezes pedi o parecer do Dr. Artaxerxes, para as pacientes das enfermarias de obstetrícia e ginecologia.


Gostava muito de comparecer à sua salinha para esclarecer dúvidas dos seus pareceres médicos, que ficava no segundo andar do Hospital e Maternidade.


Dr. Artaxerxes, sempre com o estetoscópio no pescoço pendurado nos ombros, atendia enfermos em casa e no serviço médico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde foi chefe por longos anos até se aposentar.


Tenho um irmão que por anos trabalhou na Assembleia, e até hoje sente saudades do seu médico que clinicava, não sentado em cadeiras vibradoras, com larga mesa e computador separando-o dos pacientes.


Fazia um exame clinico minucioso, que produzia um conforto em seu paciente, com receita quando necessária e raramente um pedido de exames complementares.


Nos dias atuais, infelizmente, a tecnologia substituiu o exame clínico por inúmeros e, as vezes inúteis exames complementares, afastando os pacientes pobres da saúde pública.


Dr. Artaxerxes não ficou rico exercendo a profissão de médico, pois não era seu propósito, dedicando o seu maior tempo ao atendimento dos carentes.


Homem extremamente educado, humano, inegociável em questões éticas e morais.


Gostava de se reunir à noite para conversar sentado em cadeira de balanço na calçada da casa da dona Dulce, líder política importante da Cuiabá antiga, na Praça Bispo Dom José.


Seus parceiros de papo eram os vizinhos da dona Dulce, como o professor Lídio Modesto, Hermínio Pastel, músico e funcionário público, pai do cantor Juarez Silva.


Luís Portela administrador público e, seu irmão Portela craque de futebol.


Benedito Pedro Dorileo, reitor da UFMT e, José de Carvalho, fundador do Clube Esportivo Dom Bosco.


Todos os políticos importantes como seu irmão Sebastião e Cleómenes Nunes da Cunha (primo), ambos deputados estaduais, frequentavam as conversas, na porta da casa da Dulce.


Ali no “rodão” de amigos, ele se desligava da medicina e tomava conhecimento de tudo que acontecia na cidade.


Foi o último médico do meu pai e, o atendia em casa, sem nunca ter cobrado honorários médicos.


A família Novis Neves tem imensa gratidão ao médico Dr. Artaxerxes, pai do nosso querido editor do blog do Bar do Bugre, Dr. João Nunes da Cunha Neto.


Gabriel Novis Neves

 21-06-2022


N.E.: Dr. Artaxerxes Nunes da Cunha é Patrono da cadeira n. 6 da Academia de Medicina de Mato Grosso. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro no ano de 1954.

(Atualmente, é a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. Fundada em 10 de abril de 1912, a EMC é a segunda faculdade de medicina mais antiga do Rio de Janeiro e uma das mais tradicionais do Brasil, fazendo parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 1979.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário