quarta-feira, 13 de julho de 2022

MEUS COLEGAS DE MEDICINA DA TURMA DE 1960


Éramos apenas três cuiabanos da turma de médicos de 1960 da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil.


Pela ordem de idade: Marcondes Pouso Silveira, Benedito Canavarros e Gabriel Novis Neves.


Canavarros foi meu colega no ginásio do Colégio dos Padres e Colégio Estadual.


Marcondes, um ano mais velho que o Canavarros e este um no ano mais que eu, sempre foi aluno do Colégio Estadual.


Marcondes se preparou para cursar engenharia civil, pois era excelente em matemática, e o Canavarros, não sei porquê fez teste para a Marinha Brasileira, sendo reprovado em saúde.


Aos 16 anos de idade precisava usar óculos de grau, o que não era permitido para um aspirante da marinha.


Eu por total inabilidade com a matemática, ciências sociais e artes, fiquei com a opção onde fui criado, que era a casa do meu avô médico.


Bem que gostaria de ter ficado trabalhando com o meu pai, mas este me expulsou do bar, dizendo lá não ser vida para mim.


Chegando ao Rio, Marcondes foi para uma pensão no bairro das Laranjeiras, levado por Moacyr de Freitas e Édio Lotufo, no famoso edifício Zacatecas.


Canavarros foi morar com o seu irmão Arari, que estava quase concluindo o curso de medicina, em uma pensão em Copacabana.


Eu para a pensão da dona Irene, de Corumbá, na Praia de Botafogo, no quarto de Carlos Eduardo Epaminondas.


Prestamos o vestibular de medicina da Praia Vermelha, e em março de 1955 iniciamos as aulas do básico.


Marcondes chegou a morar comigo na rua Paissandu e Senador Vergueiro, onde Canavarros passava temporadas.


As refeições eram sempre no restaurante da faculdade.


Os almoços dos domingos e feriados poderiam ser feitos no restaurante estudantil do Calabouço, bem perto do Aeroporto Santos Dumont.


Como eu tinha muitos parentes no Rio, tanto por parte do meu pai como da minha mãe, nessas datas filava o almoço, e muitas vezes o lanche de jantar, na casa deles.


Canavarros namorava uma cuiabana aluna do curso de educação física da UB, e logo após a conclusão do curso retornou para Cuiabá casando-se com ela.


Dos seus quatro filhos, o único homem é o Dr. Juliano Canavarros.


Marcondes foi o primeiro a retornar e casou-se com uma cuiabana, e foi premiado com um casal de filhos.


Depois de três anos e meio de concluído o curso, voltei para Cuiabá casado com uma argentina criada no Rio de Janeiro.


De três filhos, um é médico, com filha médica.


Construímos nossas carreiras profissionais na Maternidade e Hospital Geral, hoje Hospital Geral Universitário.


Canavarros foi exímio cirurgião geral com especialidade em cirurgia torácica, obstetrícia e ginecologia.


Marcondes o craque em cirurgia por via baixa e obstetrícia, estudioso de endometriose e tratamento.


Eu um paciente parteiro de parto normal, que aplicava fórceps de alívio, que ganhei do Dr. Epaminondas.


Ginecologista, implantei um consultório de terapia visual na Clínica Femina.


Também o único a seguir a carreira do magistério superior.


Marcondes e Canavarros, durante os anos todo de intensa atividade médica, mesmo com o surgimento dos primeiros hospitais privados, jamais deixaram de atender os seus pacientes no Hospital Geral e Maternidade.


Com a inauguração da Femina, transferi o meu consultório para lá, onde passei a atender minhas clientes.


Canavarros foi o primeiro a nos deixar, e no ano passado o Marcondes.


Sou extremamente grato a esses colegas de turma, que muito me ajudaram quando cheguei em Cuiabá.


Gabriel Novis Neves

23-06-2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário