segunda-feira, 11 de julho de 2022

INSÔNIA OU PESADELO


Difícil escolher qual o pior deles, se a insônia ou o pesadelo.


Nunca tive insônias, pois faço uso atualmente, de ansiolíticos ou hipnóticos para preveni-las.


Os pesadelos surgiram com a idade avançada, e o pior é que parece que alguns remédios para combaterem as insônias causam esse efeito colateral.


Sempre fui considerado bom de cama.


Repousava em beliche, sofá ou cadeira espreguiçadeira mesmo por poucas horas, e acordava descansado sem sonhar.


Dormia no plantão da maternidade, mesmo sendo acordado com frequência para atender as pacientes de obstetrícia, já que os bebês têm predileção para nascerem de madrugada.


Quanta madrugada em sono profundo, eu fui despertado para um atendimento.


Jogava água fria no rosto e, em poucos minutos, estava na sala de partos, ou centro cirúrgico.


Mãe e recém-nato no quarto, voltava para casa e, continuava dormindo o sono gostoso e recuperador.


Muitas vezes a minha mulher nem notava a minha ausência, pois despertávamos assim como havíamos deitados na noite anterior.


Agora, com 87 anos, está uma chatice dormir, pois sei que irei enfrentar pesadelos.


Mesmo acordando uma ou duas vezes de madrugada, me levanto, vou ao banheiro, tomo um gole de água e logo volto a dormir.


Durmo sempre em torno das nove da noite, com sono natural, que me impede, inclusive de assistir aos jogos pela televisão.


Os pesadelos da etapa inicial continuam, podendo ser os mesmos ou surgirem novos, até o meu despertar espontâneo às sete da manhã.


Resultado, acordo com sono e se não brigar com o meu corpo para o café e ida para o escritório, fico rolando na cama sonolento, podendo ter pesadelos até chegar o almoço.


Só me sinto “engrenado”, quando termino a sesta e tomo uma xícara de café preto.


Mas aí o dia já está terminando, e tudo se reinicia de novo.


Já a insônia enfrentada galhardamente, nos conduz facilmente a trocar o dia pela noite, que é para mim um luxo inviável.


Na prática esse problema só se resolverá, como os outros que um velho tem:


Remoçar trinta anos que tudo isso acaba.


Gabriel Novis Neves

10-07-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário